COMO AJUDAR ALGUÉM QUE ACABOU DE SE APOSENTAR?
segunda-feira, outubro 31, 2016
Após décadas de trabalho, chega a hora de descansar. Mas a euforia inicial passa, e o aposentado tem de reinventar sua rotina para seguir sentindo-se útil e participativo. Se você conhece alguém nessa situação, ajude-o a criar essa nova vida.
1) O que fazer com tanto tempo livre? Incentive o aposentado a retomar um hobby antigo e descobrir novos. Vocês podem testar diferentes atividades juntos até que ele ou ela descubra o que lhe agrada mais. Sugestões: jardinagem, dança, culinária e turismo – aposentados têm a vantagem de poder viajar fora da temporada e aproveitar programas de descontos, como o “Viaja Mais Melhor Idade”, do Ministério do Turismo!
2) Seguir fazendo planos para o futuro: mostre que nunca é tarde para novos aprendizados.Estudar amplia os horizontes e motiva o aposentado a seguir sonhando. Convença-o a se matricular naquele curso que ele sempre quis fazer, mas acabou desistindo. Se for uma faculdade, melhor ainda. Quem sabe ele não descobre a sua verdadeira vocação e dá início a uma nova etapa da vida profissional…
3) Não se sentir abandonado: estimule-o a manter contato com os ex-colegas de trabalho e a reencontrar velhos amigos, de preferência aqueles que estão no mesmo momento de vida. É também um bom momento para interagir com a comunidade e conhecer gente nova.Descubra atividades coletivas na vizinhança – um baile, um sarau ou uma horta comunitária, por exemplo – e vá lá com o seu colega.
4) Encontrar um propósito para a nova vida: Ajude-o a encontrar um projeto social que toque seu coração e que esteja precisando de voluntários. Sentir-se útil à sociedade ajuda a pessoa a ter mais autoestima e pode ser uma boa forma de o aposentado seguir executando as habilidades e conhecimentos acumulados ao longo da vida profissional. Aproveite para se voluntariar também: fazer o bem é ótimo para qualquer idade!
5) Não perder o bonde da tecnologia: a única saída para manter-se atualizado é usando a tecnologia mesmo. Se blogs e redes sociais fazem parte da sua vida e seu celular não é só um telefone, ensine ao seu colega o que você sabe. Nesse caso, uma boa dica é anotar em um caderninho o passo a passo de tudo. Mas, se você também está por fora das novidades, matriculem-se juntos em uma escola de informática.
6) Ver o passado com mais orgulho do que saudade: encontre o meio mais adequado para que seu amigo possa contar suas histórias e compartilhar o conhecimento acumulado na vida. Ele pode escrever um blog, um livro, publicar depoimentos em vídeo na internet ou mesmo dar palestras em escolas. Passar a limpo a própria história ajuda a se conhecer melhor e estimula o aposentado a seguir acumulando experiências.



0 comentários